Tendências de design gráfico 2023

Tendências de design gráfico 2023

Materiais visuais inclusivos

Esta não é apenas uma tendência do design gráfico, mas também uma tendência que afeta vários aspectos da vida moderna. Basicamente, trata-se de mostrar a humanidade em vários idiomas, e é por isso que a estamos marcando como a primeira tendência de design gráfico em nossa lista.

Hoje, você pode ver como diferentes empresas usam diferentes tipos de ilustrações e ícones para representar a diversidade de seu público. Por exemplo, a representação da diversidade de gêneros, raças, nacionalidades, orientações, etc.

Você pode estar se perguntando por que há uma necessidade repentina de transmitir inclusão? 2020 foi um ano de acerto de contas racial, no qual diversas marcas logo perceberam a importância de serem representativas em todas as suas estratégias.

memes da marca

Os memes tomaram conta das redes sociais e não é de estranhar, pois são eles que provocam o maior número de emoções, reações e envolvimento. Hoje, os memes estão se espalhando em todas as redes sociais, sites, portais de notícias a cada passo. Além disso, os memes se tornam virais com frequência e rapidez, o que dobra o engajamento em duas ou até três vezes. É por isso que as empresas estão usando ativamente e continuarão usando essa tendência. É uma ótima maneira visual e de marketing de expandir seu público e alcançar novos clientes em potencial.

gráficos 3D

À medida que o mundo se move gradualmente em direção ao desenvolvimento de metaversos, os gráficos 3D continuarão a se tornar uma tendência poderosa. A demanda por experiências gráficas e de realidade virtual continuará a crescer em todos os setores. O que é especial? Efeitos 3D realistas dão a você a oportunidade de sentir a atmosfera da solução visual ao máximo. Fundos 3D modernos são criados usando sombras e contornos para adicionar profundidade e também conter movimento e textura para aumentar o realismo da cena. Adapte gráficos 3D dependendo do setor e não exagere com profundidade e quantidade.

Use decisões ousadas

O uso de cores mais vivas e ousadas será uma tendência constante ao longo de 2023. Especialmente em compatibilidade com belas formas limpas e composições geométricas. Essas cores não devem ser o foco principal do design, mas devem ser usadas como chamarizes de atenção.

gráficos em movimento

Mensagem urgente! Os gráficos de movimento e animação se tornarão ferramentas essenciais em 2023. É mais provável que os usuários prestem atenção a um vídeo do que a um texto ou a uma imagem estática, e é por isso que os gráficos animados estão se tornando cada vez mais populares. Espera-se que o envolvimento ativo do movimento nas soluções de design leve a taxas de conversão significativamente mais altas, aumento do tráfego e atração de clientes em potencial.

modo escuro

O modo escuro é o modo de visualização preferido para muitos usuários móveis, portanto, as tendências de design de interface do usuário terão uma estética elegante e moderna e uma clareza que pode ser mais agradável aos olhos. Como resultado do aumento do tempo que os usuários passam na frente de uma tela, as tendências de design de interface do usuário com tema escuro se tornaram mais populares. Se você estiver criando um produto que manterá os clientes em potencial envolvidos na tela por longos períodos de tempo, considere a criação de um modo escuro.

Ilustrações exclusivas

Ilustrações únicas são o elemento mais popular que nos acompanhará em 2023. São gráficos personalizados criados à mão que personalizam a marca e são frequentemente usados ​​para criar gráficos animados. Incorporar personagens ilustrados em sua estratégia criativa pode aumentar o engajamento do usuário, criar empatia e criar uma experiência de marca única.

Dito isto, criar arte com o treinamento certo não apenas melhora a experiência do usuário, mas também ajuda a comunicar sua marca e a história do produto, levando a taxas de engajamento e conversão mais altas.

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padrões paramétricos

Um dos fundamentos do design gráfico hoje é o uso de templates. Esta é uma ótima maneira de quebrar cores sólidas e também adicionar efeitos visuais para tornar o plano de fundo visualmente atraente. O design em 2023 assume uma dimensão completamente diferente, pois vários designers agora usam padrões paramétricos mesmo na vanguarda de seus projetos.

Fontes com serifas

O retorno das fontes com serifa começou em 2021 e, em 2022, tornou-se uma tendência do design gráfico. É basicamente um tipo de letra clássico que existe há anos. À primeira vista, esta fonte parece datada, que é a principal razão pela qual parece ter caído em desuso. No entanto, um olhar mais atento às fontes fará você perceber que é elegante. As fontes com serifa evocam nostalgia e estilo e tendem a atrair a atenção rapidamente.

Visualização de dados

A visualização de dados, ou “infográficos” em outras palavras, é uma tendência do design gráfico que cresce a cada ano. Em 2023, a popularidade dos infográficos não vai a lugar nenhum, pelo contrário, está ganhando força. Infográficos são sobre contar histórias. É como uma história emocional curta e contundente combinada com um design gráfico visualmente atraente. Tudo isso será muito popular no ano novo.

Minimalismo

Uma tendência sem carga visual e funcional, fácil de usar. O design é elegante e a probabilidade de fazer algo errado é mínima. Esse design geralmente é acompanhado por fontes simples, tons com bom equilíbrio. É aconselhável manter um único tom.

Imagens em branding

Em 2022, um elemento completo da marca começou a retornar: esboços rápidos, desenhos e anotações. Essa tendência já existe há muitos anos, mas em 2023 pode se tornar uma nova tendência em design gráfico e web. No mundo de hoje, a ligação entre a própria empresa e o seu cliente (cliente) é valorizada, pelo que é importante proporcionar originalidade e uma abordagem individual. Esboços rápidos abstratos realizam a tarefa facilmente.

Anti-design e brutalismo

A tendência, baseada no brutalismo, exclui o cumprimento das regras, atraindo a atenção das pessoas. Aqui você pode adicionar fontes chamativas, imagens não chatas e outros recursos sem parecer chato e comum.

Tal tendência permite não travar as decisões mais ousadas e inusitadas, impulsionando o progresso. O design permite rejeitar o design tradicional do site e das páginas, adicionando cores e combinações brilhantes.

De volta aos anos 90 e 00

As imagens familiares às pessoas há muitos anos dão automaticamente paz e uma sensação de nostalgia. Se os web designers anteriores adoravam a era dos anos 80, então, nas realidades modernas, os anos 90 estão se tornando uma tendência. O período retrô vive uma nova vida e os desenvolvedores podem torná-lo vívido envolvendo o público.
Os principais elementos deste estilo:

  • correntes metálicas;
  • tons claros;
  • textura granulada.

A próxima tendência retrô é a estética dos anos 2000. Nesse período, houve muitas soluções tecnológicas, avanços, e esse período muitas vezes foi complementado por cores neon, texturas de CD e outros atributos.

A maioria dos projetos geralmente é preenchida com tudo de uma vez; portanto, o estilo pode não corresponder aos logotipos da marca e ao design da interface. A tendência é mais indicada para projetos independentes.

texturas de vidro

O vidro é usado ativamente hoje, mas já em novas formas e tipos. As texturas têm transparência, o que é conveniente para qualquer visibilidade e implementação de qualquer ideia. Essa tendência permite mostrar a cara do design gráfico moderno e pode ser vista em produtos como Windows 11 e IOS. Texturas desse tipo em 2023 começarão a aparecer com mais frequência do que outras, e serão mais diversas, com efeitos 3D, etc.

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